Home Indicações Atas Requerimentos Legislação Email Contato
 
 
 
   
 

O menor município catarinense está localizado numa península caprichosamente desenhada, com baías, enseadas e praias. Em Bombinhas, a transparência das águas e a biodiversidade marinha atraem os praticantes de mergulho, que encontram costões para snorkeling e operadoras bem equipadas para o mergulho autônomo. Sua orla, formada por belas praias, ainda oferece boas condições para surfe, vela e esqui aquático. Com cerca de 75% do seu território composto de áreas de preservação, Bombinhas também mostra uma natureza exuberante em terra. Trilhas ecológicas apresentam aos turistas as riquezas da Mata Atlântica, cachoeiras e diversas espécies de animais e plantas.

Depois dos índios, os açorianos que colonizaram o litoral catarinense a partir de 1748 foram os primeiros a povoar o local. Os açorianos inicialmente viviam da agricultura, depois passaram à pesca, atividade ainda viva no município. Entre abril e julho, o espetáculo da captura da tainha com redes de arrasto merece ser apreciado. 

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Praias
Bombinhas tem 37 belas praias. Em quase todas as urbanizadas, encontram-se pousadas, hotéis, restaurantes e bares. Bombas e Bombinhas têm a maior infraestrutura, com comércio variado, diferentes opções gastronômicas e vida noturna movimentada. Ambas têm águas calmas, que agradam às crianças. As praias de Quatro Ilhas e do Mariscal são as preferidas pelos surfistas devido à qualidade das ondas, fortes e longas. Há escolas de surfe nessas três praias. A privilegiada península do município tem pequenas praias deslumbrantes, com um mar de águas transparentes e cor verde-esmeralda. Lagoinha, Prainha, Praia do Embrulho e Praia da Sepultura são bons exemplos. Em Canto Grande e Zimbros onde a tradição da pesca artesanal está mais evidente -, é possível comprar mariscos e ostras diretamente dos produtores, colhidas na hora para o freguês. A Praia da Tainha é a mais afastada do Centro, mas vale a pena a visita para quem não se importa de dirigir em estrada de chão. No percurso, a faixa de areia da Praia da Conceição serve de caminho. 

Mergulho
O município concentra boa parte dos melhores lugares para mergulho do Sul do País. As águas da região exibem grande biodiversidade devido à influência da Corrente do Brasil, com águas quentes vindas do Norte, e da Corrente das Malvinas, com águas geladas vindas do Sul. Uma combinação que resulta na presença de espécies de fauna e flora típicas dos climas tropical e subtropical - há uma rica variedade de peixes, crustáceos e moluscos.

Há diversos costões com ótimas condições para a prática do snorkeling (mergulho livre, sem cilindro). Os pontos mais procurados estão nas praias do Embrulho, Prainha, da Lagoinha, de Quatro Ilhas, da Tainha, do Retiro dos Padres e da Ponta da Sepultura.

 Instituto Kat Schürmann - Parque Ambiental
Criado pelo casal de navegadores brasileiros Heloísa e Vilfredo Schürmann, ocupa, na Praia do Ribeiro, uma área de 17 mil m2 cercada por Mata Atlântica. Tem trilha ecológica, suas instalações centro de exposições, auditório para 70 pessoas, laboratório ambiental e loja para a venda de livros e DVDs que registram as viagens da família por mais de 54 países.

Av. Vereador Manoel José dos Santos, 220, Praia do Ribeiro.
Dezembro a fevereiro, diariamente, 14h às 19h; março a novembro, com agendamento. 
Fones: (47) 3369-3690 / 3393-7112
www.schurmann.com.br 

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
É uma das duas únicas reservas biológicas marinhas do litoral brasileiro - a outra é a do Atol das Rocas (RN). Composta das ilhas Deserta, do Arvoredo (a maior delas), e das Galés e pelo Calhau de São Pedro, encontra-se a apenas 11 km tanto de Bombinhas quanto do Norte da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Sua área é de 17,6 mil hectares aproximadamente. Apresenta grande biodiversidade marinha e uma boa amostra preservada dos ecossistemas costeiros da região. Além das riquezas naturais, possui importantes sítios arqueológicos, com oficinas líticas e inscrições rupestres. Devido a sua importância ecológica e científica, está incluída na categoria mais restritiva do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - não é permitido o desembarque nas ilhas nem atividades turísticas, exceto no Sul da Ilha do Arvoredo, na área entre o Saco do Capim e a Ponta do Farol. Nessa região, classificada como zona de entorno, o mergulho contemplativo é permitido. O local ainda é um dos melhores pontos de mergulho do país com visibilidade de até 25 m, dependendo da época do ano.

Sede da Reserva - Florianópolis 
Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, Km 02, Jurerê.
Fones: (48) 3369-0271 / 3282-1863

Fonte: www.santur.com.br

   
 
         
       
     
Câmara de Vereadores de Bombinhas   Acessos Rápidos
CNPJ:95.815.304/0001-13   - Atas - Notícias
Av. Baleia Jubarte, 344 CEP: 88215-000   - Áudio das Sessões Anteriores - Ouvidoria
Bairro José Amândio   - Contato - Portal Transparência
Bombinhas - SC - Brasil   - Indicações - Requerimentos
Telefone:(47)3369-2224   - Informativo On Line - Webmail
Email: contato@camarabombinhas.sc.gov.br   - Mesa Diretora