Diretor da Águas de Bombinhas presta contas à comunidade
  Bombinhas, 24 de abril de 2017

A pedido da Casa de Leis, o Diretor Presidente da Água de Bombinhas, Ricardo Miranda, usou a tribuna, na noite de ontem, dia 24, apresentou um balanço da atuação da concessionária na última temporada de verão, além de apresentar os projetos para este ano, assim como para o próximo verão.

Todos os Vereadores questionaram o diretor Miranda, entre os questionamentos pertinentes; os parlamentares abordaram a falta de água; tratamento de esgoto; a cobrança elevada da taxa de consumo de água, reclamação feita pela comunidade; falta de investimentos por parte da empresa no setor de abastecimento.

Ricardo Miranda iniciou a sua fala reconhecendo que os problemas enfrentados em dezembro passado marcaram negativamente o início das atividades da concessionária no Município, mas destacou que a razão principal pela falta de água em Bombinhas ocorreu porque o Município não é autossuficiente no abastecimento de água.

“Não existe solução paliativa para Bombinhas, só teremos segurança com um sistema de abastecimento próprio” explicou Ricardo Miranda.

Além da questão do fornecimento, Miranda explicou que um deslizamento de terra no morro de Zimbros provocou o rompimento da adutora em um local de difícil acesso, o que contribuiu negativamente para o não fornecimento de água no período das festas de final de ano.

Para evitar que estes problemas se repitam, Ricardo Miranda adiantou que a concessionária está realizando os estudos e trabalhos necessários para que Bombinhas não dependa mais de terceiros para receber água. Ao todo, a concessionária prevê o investimento de cerca de R$ 135 milhões para garantir a independência hídrica do município e universalizar os serviços de esgoto.

“O contrato com a prefeitura foi repactuado para que no final do segundo ano do contrato (2018) o município seja autossuficiente. No contratado inicialmente esse prazo era de cinco anos, mas não achamos cabível que Bombinhas ficasse tanto tempo correndo o risco de sofrer o mesmo problema ocorrido em 2016”, esclarece.

Com relação ao esgoto, o Diretor Presidente da Águas de Bombinhas destacou que a empresa não medirá esforços para que 100% da população urbana do município sejam atendidos pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Todos os Vereadores agradeceram a presença do Diretor da empresa Águas de Bombinhas, e declararam que estarão fiscalizando e cobrando melhorias sempre que for necessário.

(47) 3369-2224 - Ramal – 209