PLP denomina “Leonel Brizola” o Centro de Educação Integrado
  Bombinhas, 10 de maio de 2017

Na noite de ontem, dia 08, foi aprovado em segunda votação secreta o Projeto de Lei Parlamentar nº 10/2017, de autoria dos Vereadores Edion Odorizzi, Flávio Henrique Souza, Lourdes Matias, Marcia Odete Pinheiro e Alan Alir de Souza, proposta que tem por finalidade dispor sobre a denominação do Centro de Educação Integral, denominando-o oficialmente como “LEONEL DE MOURA BRIZOLA”, e com isso homenagear ilustre personalidade brasileira que muito lutou pela educação de qualidade no país.

Além da comunidade, participaram da sessão a Prefeita Ana Paula da Silva. Em apoio ao Projeto a comunidade levantou cartazes: “AMT Bombinhas apoia Escola Integral”; “Direito iguais para todos”, Leonel Brizola. Ao final da votação a comunidade presente aplaudiu de pé a aprovação.

Leonel de Moura Brizola (1922-2004) foi um renomado político brasileiro, um dos principais líderes da esquerda trabalhista brasileira. Foi governador do Rio Grande do Sul e também do Rio de Janeiro, alcançando assim um feito ainda inigualado na história política de nosso país, sendo eleito governador por dois estados diferentes.
Em 1958, como governador do Rio Grande do Sul, iniciou um projeto de construção de seis mil escolas públicas no seu estado. Nos anos 80, fundou o PDT, partido de esquerda voltado aos interesses trabalhistas.

Na antiga capital federal, deixou como marco principal de sua gestão a construção dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), escolas em horário integral com assistência médico-odontológica. Após a reeleição como governador do Rio de Janeiro, o governo federal e Brizola se aproximaram tendo por base a construção de 635 Centros Integrados de Apoio à Criança, escolas de tempo integral criadas pelo governo federal inspiradas nos CIEPs.

Devido a esse histórico de interesse nas áreas da educação e do trabalhismo, a nossa prefeita Ana Paula da Silva conseguiu junto ao então Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, recursos para tornar realidade o sonho deste Centro de Educação Integral. Por isso os Vereadores do PDT, solicitaram a aprovação dessa devida homenagem ao ilustre Pedetista que tanto lutou em prol da educação no Brasil.