Câmara é sede da Palestra “Aves Catarinenses”
  Bombinhas, 07 de junho de 2017

Câmara é sede da Palestra “Aves Catarinenses” em comemoração a semana do Meio Ambiente

Bombinhas - Na segunda-feira, dia 05, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores de Bombinhas foi sede da Palestra “Aves Catarinenses”, ministrada por Cristiano Voitina, autor do livro sobre o tema.

Cristiano Voitina nasceu na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Observar animais em seu habitat natural, principalmente aves, faz parte da sua vida desde a infância. É uma prática que o fascina há mais de 40 anos e que o instiga a investigar a fauna não somente de Santa Catarina, mas de diferentes regiões brasileiras.

Formado em biologia, com especialização em educação ambiental, atua como palestrante na área de meio ambiente, na elaboração de laudos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas.

O Palestrante falou sobre o livro de sua autoria, com uma linguagem de fácil entendimento, “Aves Catarinenses”, a obra reúne mais de 500 espécies, com imagens nem sempre de fácil captura por lentes fotográficas, produzido pelo biólogo Cristiano Voitina, é a primeira obra deste gênero a ser publicada em Santa Catarina. Resultado de oito anos de pesquisa e várias incursões exploratórias por diferentes regiões do estado.

“Aves catarinenses” mescla textos e fotografias numa produção de alta qualidade gráfica. Cada página é ocupada por uma ave e traz informações biológicas relativas à espécie, como alimentação, reprodução, hábitos e características para identificação, mapa de distribuição em Santa Catarina e belas imagens coloridas de alta resolução.

O autor usa uma linguagem didática, evitando expressões científicas de difícil entendimento, a fim de, como ele mesmo diz, estimular a leitura e socializar o acesso ao conhecimento sobre a avifauna catarinense. Trabalhando nessa perspectiva, Cristiano Voitina articula o saber científico ao saber popular e explora contos folclóricos, lendas, narrativas orais de caçadores e moradores das cidades por onde andou à procura das aves que ilustram seu livro ― pessoas que o ajudaram em suas descobertas e aventuras de pesquisador. Tudo isso torna sua obra ainda mais interessante e palatável para um maior número de leitores.

A Palestra ministrada por Cristiano foi uma aula de proteção e respeito ao Meio Ambiente, os Vereadores em pronunciamento elogiaram o palestrante e se comprometeram em indicar o trabalho desenvolvido pelo Cristiano ao Executivo Municipal, para que o mesmo possa ministrar palestras nas escolas municipais.