PLP de autoria da Vereadora Márcia denomina Praça Pública
  Bombinhas, 08 de junho de 2017

Aprovado em primeira discussão e votação secreta o Projeto de Lei Parlamentar nº 12/2017, de autoria da Vereadora MÁrcia Odete Pinheiro, que denominada "NILO JOÃO PINHEIRO", a Praça Pública localizada no entroncamento da Rua Ilha do Arvoredo com a Rua Ilha das Galés, no Bairro Quatro Ilhas, neste Município.

A Vereadora Márcia solicita apoio aos colegas Parlamentares: “Quero pedir a colaboração dos nobres colegas para fazermos essa homenagem para essa família tradicional do Município, um homem que era além do seu tempo, que tinha a salga que empregava várias mulheres, os pescadores utilizavam as lanchas dele, e muito contribuiu para economia do Município naquela época”, enfatiza.

Os Vereadores Alessandro Arno Mafra, Lourdes Matias, Atila Rodrigues de Oliveira, Carlos Eduardo de Campos, José Antônio Olímpia, em pronunciamento apoiaram o Projeto da Vereadora, e falaram da contribuição deixada pelo Seu Nilo João Pinheiro para a história da cidade, na área econômica e social, parabenizaram a Vereadora Márcia pela iniciativa de sugerir o nome de Seu Nilo João Pinheiro para denominar a Praça Pública.

Biografia de Nilo João Pinheiro

Nilo João Pinheiro nasceu no dia 21 de fevereiro de 1905, um dos quatro filhos de João Antônio Pinheiro e Engrácia Nunes, nascido em casa na praia de Bombinhas, cresceu vendo o pai se dedicar a agricultura e a pesca, no rancho construído na Praia de Fora, hoje terras do seu filho Aires.

Fugiu como era de costume, com Gertrudes República da Silva, provavelmente no ano de 1925, pois, em 1926 nasceu o primeiro filho de uma linhagem de sete: Veroni Nilo Pinheiro, Alcina Gertrudes Pinheiro, Nilo (Neri) João Pinheiro Filho, Alcione Gertrudes Pinheiro, Alcides (Alcires) Gertrudes Pinheiro, Aires Nilo Pinheiro e Aurino Nilo Pinheiro. Da mesma forma como foi criado, criou seus filhos na labuta na terra e na pesca.

Muitos bombinenses pescaram nas lanchas de Nilo Pinheiro, que era chamado por todos, quer seja da família ou não, de Pai Nilo, e também empregou muita mão de obra feminina na Salga que possuiu entre 1946 e, aproximadamente, 1959, que era onde hoje é o restaurante Mestre das Águas. Na pesca artesanal da tainha seu ponto sempre foi na localização de seu rancho na Praia de Fora, que na época era terra de Lúcio Adolfo (Mafra) Silva, futuramente adquirida pelo filho Aires. Foi um homem que impunha respeito, patrão respeitado nas embarcações.

Adorava um baile, o casal fazia questão de levar as filhas às domingueiras no salão do Seu Cirilho, e tinha orgulho da filha Alcione ter sido rainha do baile de carnaval de 1958. Nilo João Pinheiro faleceu em 04 de setembro de 1973, sete anos antes de sua esposa, de infarto. Sua estirpe soma: oito filhos, 43 netos, 50 bisnetos, 42 trinetos e um tataraneto. / Biografia: Jornalista Márcia Cristina Ferreira.

(47) 3369-2224 - Ramal - 209