Atleta Hélio Ideriha é homenageado na Câmara de Vereadores
  Bombinhas, 27 de junho de 2017

Nesta segunda-feira, dia 26, o atleta Hélio Ideriha, recebeu MOÇÃO DE APLAUSO e CONGRATULAÇÃO do legislativo de Bombinhas, durante sessão ordinária. O requerimento que solicitou a homenagem é de autoria do Vereador Edion Odorizzi, e foi aprovado por unanimidade. Durante a sessão foram expostas fotos do atleta, no hall de entrada da Casa de Leis, mostrando um pouco de sua trajetória.

Hélio representou o Brasil e Bombinhas no World Master Games – Olimpíadas Masters Mundial, realizada de 21 a 30 de abril na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, que teve a participação de 110 países e 23.000 atletas, tendo participado na modalidade de natação e competido nas provas de 50 e 100 metros peito e mais dois revezamentos, conquistando o 3º lugar na prova de 50 metros peito; 4º lugar no 100 mts peito, 5º em um revezamento e 6° no outro. Um dos motivos que incentivou o Vereador Edion solicitar a homenagem.

Durante a sessão, em pronunciamento, os Vereadores parabenizaram o atleta por sua trajetória de vida na área do Esporte, e por incentivar, crianças, jovens e adultos a prática de atividades físicas. E por ser um exemplo de saúde, determinação para a terceira idade.

Hélio Ideriha, em pronunciamento falou um pouco de sua vida no esporte, a importância da pratica do esporte na vida de cada cidadão. Agradeceu a Casa de Leis pela homenagem, a sua família pela presença constante em sua vida.

BIOGRAFIA DO ATLETA.

Hélio Ideriha é filho de João Ideriha e Arailde Ideriha, tem 70 anos, nasceu em Londrina, morou por um tempo em Cascavel, e há 15 anos mora em Bombinhas, tem três filhos; Hélio Ideriha Jr Wendy Ideriha Mattos e Lucrécia Ideriha; e quatro netos, Lucas Ideriha, Gabriel Ideriha Mattos, Isadora Tozzo Ideriha e Otávio Tozzo Ideriha.

Formado em Odontologia na 1ª turma da UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 1971, viveu 24 anos em Londrina, 32 anos em Cascavel e há 15 anos está em Bombinhas. Foi rotariano, por duas vezes presidente da ABO da região oeste do Paraná, diretor social e esportivo do clube comercial de Cascavel.

Iniciou na natação aos 09 anos de idade, com 11 já integrava a seleção londrinense que disputava os Jogos Abertos do Paraná, participando de 10 edições. Foi Campeão brasileiro universitário nos anos de 69 e 70, recordista paranaense no nado de peito por 8 anos, Vice-campeão brasileiro absoluto.

Foi Faixa preta de Karatê Goju-Ryu, Campeão brasileiro de triatlo nos anos 1989, 1990 e 1991 na sua categoria, 14º lugar no mundial de triatlo nos Estados Unidos em 1991. Dirigente e técnico de ciclismo e corridas de rua em Cascavel, tendo revelado atletas olímpicos, como os irmãos Ferraro (Olimpíadas de Los Angeles).

Detentor de cerca de 350 troféus em natação de piscina, de águas abertas, de triatlo, de corrida e ciclismo, além de ter jogado como goleiro de futebol de salão em Cascavel. Possui aproximadamente 1.200 medalhas no total.

Campeão brasileiro master, sul-americano e vice-campeão pan-americano no nado de peito em suas categorias desde 1.997 até hoje. Três vezes incluído nos Top Ten da FINA (Federação Internacional de Natação). Em 2003 no Rio de Janeiro – 10º lugar, com recorde sul-americano nos 200m. Em 2.008 8º lugar nos 50 m peito.
Em 2012 7º lugar nos 50m peito. Em 2017 conquistou a Medalha de bronze nos World Master Games – na Nova Zelândia (Auckland), na categoria 70 – 75 anos. 3º lugar entre os melhores do mundo nos 50 m peito – 4º lugar nos 100 m.

É Campeão catarinense há 15 anos nas categorias que participa, sem nunca ter perdido uma prova sequer no nado peito. Participa de provas de águas abertas nas distâncias de 1.500m até 5.000m, tendo vencido dezenas delas. Foi homenageado, tendo seu nome em campeonatos no Paraná, em Joinville (Campeonato Brasileiro de Velocidade) e em Bombinhas, no mês de abril tem seu nome em uma prova de 3.000m que está na sua 10ª edição (Troféu Hélio Ideriha).