Plano Plurianual é aprovado em primeira votação
  Bombinhas, 02 de agosto de 2017

Durante a sessão ordinária, nesta segunda-feira, dia 31/07, foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 23/2017, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Bombinhas para o quadriênio de 2018 a 2021.

O projeto foi elaborado nos termos da legislação vigente, destacando a classificação institucional e o detalhamento dos programas apresentados por objetivos, problemas, justificativas e respectivas metas física-financeira de cada ação governamental.

Os programas propostos estão voltados para o desenvolvimento sustentável de Bombinhas, através de projetos e atividades para as áreas sociais, para o desenvolvimento urbano e econômico, para a preservação do meio ambiente, para a valorização do servidor público, para expansão do turismo, para a difusão da informação e do conhecimento, além de contemplar recursos acima dos limites mínimos exigidos por lei para as áreas de Educação e Saúde.

O valor global do PPA para o quadriênio 2018/2021 indica uma estimativa dos recursos necessários à realização das ações de governo.

Dois requerimentos foram deliberados, requerimento nº 57/2017, de autoria da Vereadora Lourdes Matias foi aprovado, rejeitado pelo Vereador Atila Rodrigues, e aprovado pelos demais. O requerimento nº 58/2017, de autoria do Vereador Alessandro Mafra foi rejeitado, o autor do requerimento votou a favor e os Vereadores Lourdes Matias e Flávio Souza, os demais rejeitaram.

COORDENADORA DO PROGRAMA AUTODEFENSORIA APLICADO NA APAE USA A TRIBUNA

Durante a sessão, a Coordenadora local do programa de autodefensoria do CAESP da APAE de Porto Belo e Bombinhas, Gislaine Fátima Sidor, fez uso de tribuna, para apresentar o trabalho realizado pelo Programa de autodefensoria, um movimento desenvolvido pelas APAEs, onde os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando seus direitos.

O Programa de Autodefensoria é a grande bandeira da Rede Apae em defesa da valorização da diversidade e à promoção da dignidade das crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla. O desafio é trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento dessas pessoas, considerando suas necessidades e anseios, e contribuir para a sua inserção social.

Um representante do sexo masculino e uma do sexo feminino, foram eleitos pelos seus colegas, com assento e voz, têm presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pelas respectivas instâncias: nas Apaes, nas Federações das Apaes nos Estados e na Federação Nacional das Apaes, inclusive em todas as Assembléias e reuniões da Diretoria.

O Autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da APAE, em que está inserido, sugerindo ações de aperfeiçoamento. Ele é o porta voz de seus companheiros diante à diretoria da instituição e à sociedade. “É mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia”, afirma Gislaine.

A Coordenadora destaca a importância do trabalho desta equipe integrado à gestão da Apae, já que dentro da história da Educação Especial no Brasil pode-se considerar que a autodefensoria, com certeza, é um movimento de defesa de direitos. Várias atividades, como campanha do agasalho, entre outras foram desenvolvidas pelos alunos.

TRIBUNA PARLAMENTAR

Os Vereadores; Alessandro Mafra, Átila Rodrigues, Carlos Eduardo Campos, Flávio Souza, Lourdes Matias e Márcia Pinheiro, usaram a tribuna, abordando assuntos importantes. A sessão pode ser conferida na integra, na página oficial da Câmara de Vereadores de Bombinhas, no youtube.